WEB 1.0:
Foco na conexão de informação, com o mínimo de interatividade social. Falta de dinamismo e de integração. Exemplos:
- Webmails (Yahoo, Bol, Uol, Terra...)
- Portais para divulgação de conteúdos (Terra, Globo...)
- Ferramentas de busca (Yahoo, Cadê...)
WEB 2.0:
Foco na conexão entre as pessoas. Compartilhamento de informações entre usuários em ambientes e ferramentas sociais. Exemplos:
- Redes Sociais (Facebook, Orkut, Twitter...)
- Wikis

WEB 3.0:
A Web Semântica propõe uma mudança nos padrões da computação. O foco não está mais na informação e sim no conhecimento.
O conhecimento passa a ser visto como uma integração de dados obtidos na Web e sua divulgação em massa tem por objetivo enriquecer a experiência dos usuários. Exemplos:
- Ferramentas semânticas de busca
WEB X.0:
Uma Web Extendida, capaz de possibilitar ao usuário a utilização da Web fora da rede. Envolvimento direto com a vida do usuário, onde tudo ocorre em tempo real.
Exemplos:
- Buscas avançadas: Reconhecimento de mídias e objetos de modo interativo
- Maior conectividade entre usuários
O princípio alocado ao nosso grupo "Dados numa escala épica", se relaciona com a evolução da Web, pois à medida que esta evolui a quantidade de dados cresce.
Com o advento das redes sociais e das ferramentas de busca, a capacidade de armazenamento de dados foi obrigada a sofrer uma evolução para acompanhar este processo.
Dessa maneira, a quantidade de dados que existe atualmente se tornou absurdamente grande e sua tendência é aumentar cada vez mais com o advento de novas ferramentas da Web.

Vale lembrar que esse princípio está diretamente ligado com uma das características do conhecimento, a Abundância. O avanço da Internet como meio de comunicação aumentou consideravelmente a quantidade de dados que trafegam na rede, e também contribuiu para aumentar o número de usuários que acessam a Web. Esses usuários também estão se tornando os responsáveis pelo o aumento de dados movimentados na rede, sejam eles em forma de conhecimento, informações, downloads, mensagens, entre outros.
ResponderExcluirÉ interessante lembrar, o quanto a web 2.0 foi importante para tornar o que a internet é hoje, graças ao fato do compartilhamento da informação, a web cresceu muito e com isto, ocorreu um grande aumento de dados armazenados. E com isto surgiu o problema de administrar quando esta informação deve estar disponível para todos ou para apenas um grupo de usuários, a questão da segurança é de suma importância para o sucesso e a continuação do aumento da web.
ResponderExcluirConcordo com os colegas, e acrescento ainda a questão da certificação da informação, pois assim como existe hoje a facilidade na divulgação de informação e conteúdos importantes, por outro lado há a mesma facilidade de se divulgar e espalhar conteúdos falsos ou maliciosos.
ResponderExcluir