Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Empresas 0.0, 1.0 e 2.0

Pesquisando sobre o assunto no contexto proposto, vimos que muitas empresas compartilhavam culturas semelhantes nas três fases. Então achamos por bem diversificar as nossas tabelas. Destacando nas versões 0.0 e 1.0 as empresas que foram de certa forma precursoras de novas culturas. Para a versão 2.0, constatamos que muitas das empresas já estão conectadas no "mundo" 2.0, e portanto, exemplificamos o que algumas estão fazendo:




Referências:
[1] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Fordismo
[2] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Toyota_de_Produ%C3%A7%C3%A3o
[3] - http://www.bmwblog.com/wp-content/uploads/P90058463.jpg
[4] - http://www.fiat.com.br/monte-seu-carro/
[5] - http://www.fiatmio.cc/
[6] - http://www.autoblog.com/2011/05/11/how-ford-is-using-googles-prediction-api-to-increase-efficiency/



9 comentários:

  1. Acredito que as empresas 2.0 citadas estão de fato utilizando as novas tecnologias da "web social" para se diferenciarem e atingirem um maior público, principalmente o público jovem. Um exemplo é o da Fiat, que possui um twitter bem ativo com mais de 10 mil seguidores e que promoveu uma grande entrevista coletiva para o lançamento do novo uno, que inclusive também teve um perfil gerado no twitter. Aliás, esse carro, além de ter sua propaganda muito vinculada à internet, possui alto grau de customização, o que atrai muito os jovens. Assim, podemos perceber que esta empresa de fato está inserida no contexto 2.0 e, desta forma, ela pode continuar utilizando as ferramentas que já utiliza ou se expandir para outras como blogs, aplicativos de smartphone etc.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com a Letícia que as empresas 2.0 citadas utilizam as tecnologias de "web social" para conseguirem uma maior proximidade do público alvo e assim captarem mais clientes. Essa forma de atingir os consumidores é muito interessante, pois a propaganda é "falada na mesma língua", o que chama mais atenção. Um exemplo interessante também que a Toyota usa em seu site é proporcionar uma imersão do cliente, onde o mesmo pode "sentar no carro" e "sentir o clima". São formas interessantes de aumentar a conversão de vendas.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente, é inegável a importância da utilização de redes sociais para "viralizar" uma idéia/produto. Até mesmo porque é comum o hábito de se logar diariamente numa rede social e, se um produto é lançado neste ambiente, ele será rapidamente captado por potenciais consumidores. Além disso, as empresas tem investido inclusive em cadastros de usuários no próprio site da empresa.

    ResponderExcluir
  4. O FiatMio (http://www.fiatmio.cc/) é um projeto feito quase que totalmente de forma colaborativa. Com ele, o design do carro se mostra como uma nova forma de desenho e planejamento. Utilizando-se as ferramentas que a web 2.0 provê, o carro foi projetado pelo e para os usuários. O próprio site do projeto é totalmente voltado para as redes sociais.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente, é de fundamental importância que as empresas valorizem a colaboração e o contato com os clientes. E para isso, é fundamental também o uso das ferramentas da Web 2.0, como citado pelos colegas acima. Páginas de Facebook de seus produtos, promoções através de Twitter, são exemplos que podem ser encontrados em boa parte das grandes empresas hoje em dia, e são muito valorizados pelos consumidores que são ligados. em tecnologia e Internet

    ResponderExcluir
  6. O 2.0 já é uma realidade e as empresas devem se adaptar a ele. Ele torna tudo mais ágil e dinâmico, ampliando as fronteiras de conhecimentos necessários para as empresas de hoje se manterem competitivas e dinâmicas.
    Através das novas tecnologias as empresas possuem, mais do que nunca, ferramentas para rápido feedback sobre seus produtos, ações e estratégias de marketing e posicionamento. Mas tal poder também se encontra na mão dos consumidores: mais do que nunca eles podem consultar, avaliar e compartilhar as informações sobre as suas experiências de consumo...

    ResponderExcluir
  7. Interagir com o cliente é o segredo para o momento em que vivemos(web social), cada vez mais torna-se importante as empresas 2.o atualizarem-se constantemente e se adaptarem as novas formas de comunicação e relacionamento na web.As opiniões colaborativas no desenvolvimento ou melhoria de produtos são fundamentais para a aceitação dos mesmos.Nesse contexto as mídias sociais(facebook,twitter) e as ferramentas da web 2.o devem ser bem exploradas para o bem dos negócios;são inúmeras aplicações existentes a serem utilizadas;os sites das empresas não devem ser estáticos como anteriormente e estar mais próximo do cliente é importante para a credibilidade\"status" da empresa.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Uma empresa de design como essa pode ampliar sua atuação no mercado por meio de softwares sociais que possibilitem aos clientes e consumidores interagirem com os designers, de modo que haja um feedback rápido de tudo o que é produzido. Seguindo as sugestões e críticas dos consumidores, a empresa poderá adequar seus produtos exatamente de acordo com o desejo dos clientes, e assim estará ampliando a demanda por seus produtos e consequentemente seus lucros.

    ResponderExcluir