Em todos as áreas da atualidade, a velocidade de informação é o fator mais relevante para o sucesso ou fracasso de uma atividade. Entretanto, esta mesma velocidade acaba por causar uma certa ansiedade nos usuários, pela necessidade descontrolada, causando, inclusive, males físicos.
Você acredita que, para controlar essa situação e até mesmo valorizar coisas que estão ficando esquecidas, é possível regredir e diminuir um pouco a velocidade da informação?
A regressão na velocidade da informação é algo que, do meu ponto de vista, é impossível. O ser humano, competitivo por natureza, não deixará de buscar estar cada vez mais atualizado, consumindo quantidades enormes de informação, pois isto pode representar uma vantagem competitiva em seu trabalho/estudo/meio/etc.
ResponderExcluirAcredito que a velocidade da informação somente irá se acelerar, cada vez mais, mas ferramentas surgirão para auxiliar os indivíduos a navegar no excesso de informação, através de classificação, filtros, recomendação, rankeamento, entre outros. Dessa maneira os efeitos negativos da velocidade da informação (ansiedade e outros) serão reduzidos. Isto é uma evolução natural onde o homem, colocado em uma situação de desconforto, cria e se adapta.
Soluções nesse sentido já vem surgindo, através de recomendações sociais e web-semântica, mas muito ainda está por vir.
Acredito que diminuir a velocidade com que a informação é passada seja impossível na sociedade atual. A evolução das tecnologias e a necessidade de o ser humano de estar por dentro de tudo o que acontece impedem que essa regressão aconteça.
ResponderExcluir