Atualmente o mundo convive com uma quantidade absurda de novas
informações que chegam a cada dia.
Essa abundância é totalmente positiva ou apresenta
alguns pontos negativos?
Discorra sobre o assunto, mostrando porque a abundância de
informações pode trazer algumas consequências nem sempre positivas
para a sociedade em geral.
Na minha opinião, o ensino tem que ser totalmente reestruturado para que possamos aproveitar essa quantidade de informações. Do jeito que fomos educados, do jeito que nossa sociedade está construída, esse volume de informações pode trazer muita confusão, uma vez que as pessoas tem fontes demais, pontos de vista demais, e muitas vezes, não confiáveis.
ResponderExcluirE, além disso, tem o fato de que com o grande volume de informações, as pessoas podem cada vez se aprofundar menos nos temas de interesse, se tornando mais superficiais.
Creio que a abundância tenha seus pontos positivos, mas também seus pontos negativos. A diversidade de fontes atuais bate de frente com sua confiabilidade, já que na internet um doutor PhD em História pode na verdade ser um zé ninguém...
ResponderExcluirSe antes só existia uma fonte, essa pelo menos era confiável e seu autor era quem dizia ser e conhecia do assunto. Mas ao mesmo tempo, era difícil de ser acessada e lida.
Em suma, temos um impasse, cabendo então ao usuário ver diferentes versões do mesmo fato e assim, construir para si mesmo sua própria versão, com muita auto-crítica.
É certo que no universo repleto de informações geradas ininterruptamente, notamos que isso gera, de forma natural, um problema de “filtro”, ou seja, temos tantas informações circulando que é fácil não vermos ou sabermos de assuntos de importancia acadêmica, social, política, educacional que nos interessariam.
ResponderExcluirAtualmente, as informações são apresentada muitas vezes, em tempo real aos fotos e em diferentes mídias. O volume de vídeos, imagens, notícias, entre outros, é cada dia maior. Isso provoca o que podemos chamar de Obsolescência das informações, pois devido a imensa quantidade de informações e à sobrecarga de atividades diárias não temos tempo suficiente para acompanharmos tudo que está ou esteve disponível.
Essa pergunta toca num ponto que toquei na minha pergunta. Eu vejo que cada vez mais as pessoas estão tendo acesso a conhecimento suficiente para que sejam auto-didatas. Tenho dúvidas se a interação presencial se fará necessária no futuro. Se isso for um gargalo, creio que os que não conseguirem se adaptar com esse novo modo de aprendizado vão sofrer cada vez mais com a tal ansiedade descrita no tópico sobre abundância. Se as próximas gerações conseguirem se adaptar ao mundo auto-didata que está se formando, com certeza será muito positivo.
ResponderExcluir